terça-feira, 24 de julho de 2012

Como fazer: Encapar um caderno com tecido

Alguns dos materiais necessários.
Uma forma interessante para encapar um caderno é usando tecidos, com diferentes estampas e cores e personagens. Para um caderno tipo brochura pequeno (de preferência para a capa dura) será necessário:
  • Tecido de sua preferência (iremos usar aproximadamente 50 cm x 80 cm);
  • Folha ou tinta branca;
  • Cola branca;
  • Termolina Leitosa;
  • Tesoura, pincel, lápis, régua e/ou fita métrica;
  • Fita de cetim para o marcador.
Modo de fazer:
  1. Como primeiro passo, cole a folha branca na capa do caderno, ou pinte-a de branco. Isso evitará que a cor inicial do caderno influencie no resultado final.
  2. Corte o tecido de forma a sobrar cerca de 5 cm além de cada margem, essa será a capa do seu caderno.
  3. Passe Termolina Leitosa no tecido da capa, com um pincel, e deixe até secar completamente.
  4. Corte o tecido da capa para que ele fique com 45 cm x 34 cm. Isso servirá para aparar as pontas e fios que ficaram antes de passar a Termolina. Marque o tamanho do caderno no centro (21 cm x 30, 5 cm). 
  5. Para facilitar a colagem, desenhe triângulos retângulos nos cantos do tecido conforme a figura (5). Corte os 2  retângulos e o quadrado existente em cada ponta.
  6. Corte os 2 triângulos formados no centro . Servirá para encapar a lombada do caderno. No final, o tecido da capa terá a forma mostrada na figura (6).
  7. Cole o caderno no seu retângulo desenhado no tecido da capa. Utilize pincel para passar a cola branca, dessa forma, a cola será espalhada homogeneamente na capa. Dê atenção especial à lombada do caderno: talvez seja necessário colar a capa com o caderno fechado, para o tecido colar perfeitamente.
  8. Cole as abas laterais.
  9. Cuide ao colar as abas próximos às lombadas do caderno. O triângulo que cortamos do tecido serve para cobrir parte dela. Faça o mesmo para as duas capas do caderno.
  10. Corte dois retângulos de tecido de 14 cm x 20,5 cm, passe Termolina e deixe secar. Serão as contra-capas do caderno. Após secarem cole na parte interna do caderno, deixando um melhor acabamento.
Passos 1 a 6 para encapar um caderno
Passos 7 a 10 para encapar um caderno
 Após terminar, deixe secar. Se preferir marcar a capa do caderno, pode utilizar os retalhos retirados durante o processo. Na figura abaixo, em B, C e D há exemplos de como fazer isso. Também existe a possibilidade de utilizar outros enfeites na capa, como fitas, miçangas, chatons e strass. Use a sua criatividade!
Pode ser necessário, retirar a primeira e a última página do caderno, pois podem ter sido molhadas, coladas ou amassadas no processo, deixando o caderno mais bonito.
Opções para a decoração da capa do caderno.
 Opcional: Coloque um marcador de páginas. Na contra-capa coloque cola branca (11) e cole uma fita de cetim de 30 cm (12). Cole outro pedaço de tecido (13), da mesma estampa, na ponta, para finalizar o trabalho (14).
Passos opcionais: Colocação do marcador de página no caderno.
Os tamanhos aqui descritos foram medidos para um caderno pequeno, tipo brochura, capa dura, com 96 folhas. Para outros cadernos, será necessário adaptar os valores. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita! Por favor, deixe o seu comentário!!!